27 de julho de 2015

Resenha: "Eu estive aqui "

Olá pessoal  e ai tudo Certo? Trago para hoje minha primeira resenha aqui no blog, e o livro escolhido por mim foi “Eu estive aqui” –Gayle Forman

Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo...
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível



Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo.
Não é culpa sua.
Meg.

Este foi o e-mail que Coly recebeu um dia após a morte de Meg  sua melhor amiga , a principio ela imaginou que fosse uma brincadeira, Meg jamais tiraria a própria vida se tal ideia houvesse passado por sua cabeça ela certamente saberia  “eram melhores amigas .” Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?

Incapazes de lidar com a perda da filha tão recente  os pais de Meg,  pedem para  que Cold vá  a Tacoma, onde a Meg fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, a garota  acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado, como seus colegas  de republica e Ben um cara misterioso ao qual Meg avia ficado uma vez.  Sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.

E é a partir dai  que a historia começa a ficar realmente interessante , intrigada Cody começa a fazer uma investigação mais profunda e descobre que Meg estava fazendo parte de um grupo que ajudavam pessoas que estavam pensando em cometer suicídio só que ao contrario , isso mesmo o grupo incentivava a pessoa a  Seguir com sua viagem  (como eles chamam o SUICÍDIO ) , Cody porem descobre que a amiga estava se comunicando com uma pessoa em especial e que esta tal pessoa agia como se fosse um mentor para amiga , e que provavelmente ele é que teria ajudado Meg a chegar a se suicidar “mostrando que o suicídio na verdade é um ato de bravura”.
No desenrolar do enredo temos a perspectiva de como Cold se sente culpada e perdida  após morte da amiga e na busca de descobrir a verdade ela passa a se corresponder com All_BS o mentor de Meg.


Repete:
A verdade
Perdi alguém recentemente. Uma pessoa tão importante que é como se parte de mim mesma tivesse morrido. E agora não sei mais ser como antes. Ela era o meu sol, e então meu sol se apagou. Imagine só se o Sol se apagasse de verdade. Talvez ainda restasse vida sobre a Terra, mas você iria continuar querendo viver aqui? Será que eu quero continuar vivendo aqui?


All_BS: Talvez a sua melhor metade, como você a chama, não passasse de uma muleta. Pode ser aterrorizante, depois de tanto tempo usando uma muleta, se ver sem ela. Talvez agora você esteja enfrentando esse processo de ajuste.


Embora seja um livro dedicado ao publico jovem/adolescente , Gayle trás uma escrita fluida e  madura, com personagens bem trabalhados e uma trama mais desenvolvida , tratando sobre o tema suicídio de uma forma muito interessante , porem leve, o que acaba envolvendo o leitor, esta mistura de drama, suspense e até um que de romance ,faz com que  prossigamos   com a leitura almejando saber logo o desenrolar da historia .
Este é o terceiro livro da autora  que leio e posso dizer que gostei muito mais dele do que dos anteriores, Iniciei a leitura de Eu estive aqui, sem grandes pretensões , minhas experiências com as obras da autora foram bem razoáveis , mais após ler algumas resenhas positivas fiquei  curiosa para ler o livro  , jamais imaginei que  iria gostar ,  e que me envolveria tanto com a trama  a ponto de dias terem se passado e eu ainda me flagrar pensando no livro. A leitura foi boa do início ao fim, a maneira como o suicídio e a depressão foram tratados de forma leve mais sem perde a seriedade me fez refletir muito de como o tema suicídio ainda  é tabu e de como a depressão deveria ser tratada com mais seriedade perante a sociedade .
Finalizo esta resenha com  um trecho do livro que representa bem a mensagem que a Gayle quis passar.

Nem todas as pessoas que sofrem de depressão cometerão suicídio. A grande maioria, não. E nem todo mundo que se pergunta em algum momento como seria morrer é necessariamente suicida. Acho que Richard tem razão quando diz: “Todo mundo já passou por isso.” Acredito que todos nós temos dias ou semanas tão ruins que às vezes fantasiamos sobre simplesmente não existir. Isso é diferente de ter a mente controlada por pensamentos suicidas, vê-los se transformarem em planos e, por fim, em tentativas concretas.



Espero que tenham gostado Beijos até a próxima!!!

37 comentários:

  1. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas morro de vontade.
    Sua resenha me deixou curiosa por esse livro, vou tentar comprá-lo em breve!
    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Dá uma passadinha lá no meu e se gostar, não esqueça de seguir <3
    Beijo grande!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola moça assim que tiver a oportunidade leia sim ,gostei muito deste livro.
      Adorei seu blog ja estou seguindo

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mas ainda não comprei.
    Não tive vontade de ler o outro livro da autora, Se Eu Ficar, e até hoje não tenho, mas esse me cativou pela sinopse e eu ainda pretendo ler.
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://maisumepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amanda eu gostei muito deste livro , muito mais do que o Se eu ficar , achei com uma pegada mais madura sabe. Se eu ficar é muito adolescentezinho e a continuação conseguiu estragar o que ja não era tão bom .

      Ja sigo seu blog que por sinal é ótimo

      Excluir
  3. Oi Aline, eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, acho muito legal o tema que ele trata, tem uma premissa muito curiosa. Eu já li outros livros da autora e amei a sua escrita, tenho certeza que não irei me decepcionar com esse :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Kétrin a forma em que o tema suicídio é abordado no livro é muito interessante eu particularmente gostei muito, espero que vc goste também . Ainda pretendo ler outros livros da autora .
      Bjs

      Excluir
  4. Eu sou fã da autora e já li todos os livros dela publicados no Brasil e eu amei esse livro, achei muito envolvente e envolve temas que devemos prestar muita atenção como depressão e culpa. Só senti falta da sua opinião pessoal sobre o livro. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola Danielle esta é minha segunda resenha ainda estou em processo de adaptação sabe. Realmente faltou eu dar minha opinião pessoal a respeito do livro ficarei mais atenta para as próximas.
    Gostei muito da escrita da Gayle e com certeza lerei outras obras dela .

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline, tudo bem?

    Amo a Gayle Forman, já li dois livros dela e adorei. Estava curioso em relação a esse livro e após a sua resenha estou bem mais. A flexibilidade de temas que ela tem é incrível.
    Adorei a resenha, beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola Vinicius que bom que tenha gostado da resenha ,estive dando uma olhadinha no seu blog e curti muito sua resenha sobre o livro tocando as estrelas, fiquei muito animada e quero muito ler ele
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu também tenho esse livro e estou louca pra ler, mesmo desconfiando da escrita da Gayle. O suicídio é um ótimo tema a ser discutido, é uma pena que não seja discutido como merece. É um tabu que devemos sempre trazer à luz, inclusive nos livros.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kamila Gayle neste livro continua com a mesma pegada dos outros dela ,mais tem um que mais adulto e fora o fato de abordar um tema muito interessante , a protagonista embora seja apenas uma adolescente é bem madura mais não consegue aceitar a perda da amiga

      Excluir
  9. Olá, Aline. Esse livro está na lista de leituras para este mês, espero gostar tanto quanto você!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?

    Ainda não li nada desta autora, mas confesso que fiquei instigada por este livro. Gostei bastante de sua resenha. Espero poder lê-lo em breve.

    Um grande beijo,

    www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane espero que tenha a oportunidade de lê-lo e que goste tanto quanto eu gostei
      Bjos

      Excluir
  11. Descobri que a autora ama uma história de morte, hehe. Mas não é isso que eu vim dizer depois dessa resenha incrível não. Eu vim comunicar que estou indo comprar esse livro agora mesmo.
    Fiquei fã da autora depois da dupla Se eu ficar + Para onde ela foi então imagino o quanto vou amar o livro
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito contente que tenha gostado e se animado para ler o livro.
      Gostei muito do Se eu ficar ,mais para onde ela foi não me conquistou , achei que deixou muito a desejar
      Bjos

      Excluir
  12. Oii Aline
    Eu amo a escrita da Gayle e já garanti o meu exemplar dessa obra! Não vejo a hora de ler. Parabens pela sua resenha, está muito bem escrita e aguçou ainda mais a minha curiosidade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Tenho um carinho pela Gayle Forman devido a leitura impactante e emocionante que foi "If I Stay", porque foi um livro que realmente me comoveu. Li a continuação e não achei que teve nem metade do brilho de seu primeiro livro. E isso me deixou com receio de ler as demais obras da autora :(

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei por se eu ficar , mais a continuação foi bem decepcionante mesmo ,deixou muito a desejar .
      Não tenha receio este livro é bem melhor do que o para onde ela foi ele foi uma surpresa agradável na verdade com um que bem mais adulto e maduro

      Excluir
  14. Achei a premissa bem interessante, gosto de livros que abordam o suicídio e a amizade, acho um tema bem forte e muito comum tmb embora não se divulgue tanto.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim livros com este tema exige uma pegada mais intensa , que nos fazem refletir.
      Mesmo não sendo tão divulgado existem livros ótimos sobre o assunto
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Aline!
    Tenho muita vontade de ler algo da Gayle Forman. Sempre ouço falar muito bem dos livros dela. Após ler muitas resenhas sobre esse livro minha curiosidade pela escrita da autora aumentou. E de fato o suicídio é um tema que deveria ser falado com mais frequência.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Eu tenho um livro da autora, mas ainda não tive tempo de ler, apesar de ser temas bastantes polêmicos não me apeguei a eles, este parece ser melhor do que o 13 porquês que li, aquele não me encantou em nada, apesar de ser o mesmo tema, pelo que percebi esse aborda a realidade mesmo, o outro era superficial ao extremo em relação a isso.
    Tu tem um erro ortográfico na resenha flor, desculpa corrigir, mas a maioria das editoras e autores prezam isso nos blogs. O correto é "flagra", um desses erros me deixou sem editora também.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obrigada por me informar sobre o erro ,não tinha notado mais já foi corrigido .
      Eu estive aqui é muito diferente dos 13 porquês, eu particularmente achei melhor
      Obrigada por seguir o blog
      Bjos

      Excluir
  17. Oi Aline, sua linda, tudo bem
    Nossa, você me tocou muito com seu texto. Fiquei arrepiada, principalmente com o trecho final que você colocou. Nunca parei para pensar dessa forma. E fiquei com medo quando você falou sobre esse grupo, porque se formos olhar ao nosso redor, eles existem, com outros nomes, outros discursos, mas são os mesmos. Acho que essa história vai me abalar profundamente. Adorei sua resenha.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cila eu também fiquei chocada com os grupos , não fazia ideia de que poderia existir tal coisa , mais no livro da a entender sim que a muitos outros por ai e isso me abalou muito fiquei pensando no que leva uma pessoa a criar algo do tipo
      Fico feliz que tenha gostado
      Bjos

      Excluir
  18. Oiê :)

    Li só um livro da Gayle e não curti muito, depois disso não peguei mais nenhum livro da autora. Porém essa sua resenha me deixou curiosa. Ela tem um tipo de leitura diferente de muitas que já vi, isso me deixa bastante ansiosa.
    Adorei a resenha :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara , embora Gayle mantenha algumas de suas características neste livro , a escrita dela esta mais madura abordando um tema mais interessante , eu confesso que quando li Para onde ela foi nao tive pretensão de ler outros livros dela , até surgir este , esta semana iniciarei outro dela espero gostar tanto quanto gostei deste
      Bjos

      Excluir
  19. Oii!

    Quero muito ler esse livro pois adoro a escrita da Gayle ^^ A escrita dela me envolve tanto na leitura :) Esse livro tem uma capa linda e a promissa do livro é muito boa ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline, tudo bom?
    Quando vi o livro nos news da arqueiro nem cogitei solicitar, mas depois da sua resenha me arrependo disso.
    Achei bem legal essa história de inserir arquivo criptografado na história e mais ainda o tema do suicidio, que como tu disse ainda é um tabu. É um grande alerta, né?
    Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá... tudo bem??
    Da forma como descreveu a sua resenha o livro ficou mais atrativo aos meus olhos... achei bem interessante e original o enredo... fiquei imaginando do porque existir um grupo que incentiva a pessoa cometer o suicídio, quais as razões e critérios que elas chegaram nesse ponto de querer "ajudar" as pessoas a finalizar esse plano tão cruel, com elas mesmas. Eu acho que a depressão é uma doença séria sim e muito porque eu fui vítima a mais de 12 anos... a minha não era tão forte, não sei explicar, mas eu não cuidava de mim como deveria, simplesmente me esqueci e passei a vagar pelo mundo... me sentindo uma inútil e uma pessoa que merecia estar passando por tudo isso... e sim a vontade de não estar mais no mundo dos vivos passou na minha cabeça... mas o medo falou mais forte e depois resolvi procurar ajuda... infelizmente nem sempre a família que deveria ser o seu apoio ajuda, as vezes a ajuda vem de fora e de pessoas totalmente inesperadas, mas daí encontrar um grupo que te incentiva a se matar é muito forte e quero saber como isso funciona.... adorei a sua resenha e a temática do livro... xero!

    ResponderExcluir
  22. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro
    mas estou bastante curiosa e gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha.
    Espero ler logo, porque gosto muito da escrita da autora.
    Mas eu ainda estou com um pouco de receio sabe? Mas espero gostar bastante

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem?
    Gosto muito da escrita da autora e estou bem curiosa para ler esse livro. Gosto quando livros abordam esse tema e parece que a autora soube lidar com ele muito bem.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir