25 de outubro de 2015

1.1 Projeto: Tá na estante e não leu ? Seu Amigo escolheu ! : Resenha livro Objetos Cortantes


Fui convidada pela Tay do blog Let it Shine , a participar de uma tag muito bacana e é claro que topei na hora ,o projeto é o seguinte Tá na  estante e não leu? Seu amigo escolheu! Isso mesmo foi a Tay que escolheu qual livro seria minha próxima leitura e a partir dai eu teria de ler e resenhar o livro.


O escolhido por ela foi Objetos Cortantes, estava em minhas metas há muito tempo mais sempre acabava adiando, por motivos que até eu mesma desconheço, afinal o li em questão de algumas horas, foi uma leitura muito rápida e um tanto decepcionante, é verdade que eu não tinha grandes pretensões em relação a ele, mais não pude deixar de querer bem mais deste livro.

Ano: 2015
Páginas: 254
Idioma: português
Editora: Intrínseca


Sinopse: Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.




 ♥ ♥ ♥"Gosto de riscar os dias no calendário — cento e cinquenta e um dias riscados e nada realmente horrível aconteceu. Cento e cinquenta e dois e o mundo não está destruído. Cento e cinquenta e três e eu não destruí ninguém. Cento e cinquenta e quatro e ninguém realmente me odeia. Às vezes penso que nunca me sentirei segura até poder contar meus últimos dias em uma das mãos. Mais três dias a suportar até não precisar mais me preocupar com a vida."

Objetos cortantes conta a historia de Camille Preaker uma jovem repórter que foi mandada para sua cidade natal para cobrir o assassinato de duas garotinhas,  uma cidadezinha  pequena onde Camille  nasceu , cresceu ,e finalmente se mudou  quando adquiriu idade suficiente, Retornar para aquele lugar é muito difícil e doloroso a ela , fora ali onde vivenciou momentos aos quais jamais gostaria de se lembrar ,mais tão difíceis de se esquecer ,infância conturbada , sexo , drogas , os desentendimentos constantes com a mãe o falecimento da irmã , uma serie de inventos que contribuíram para que Camille extravasasse sua dor através da auto mutilação , marcando seu corpo com qualquer objeto cortante,  palavras , palavras que representasse algum momento de sua vida.


infeliz, cansada, forno, nauseada, castelo...


O que Camille não espera era que ao investigar o assassinato daquelas duas meninas, mortas de forma cruel e violenta acabasse também descobrindo mistérios que envolvem sua própria família...


Vale lembrar que Objetos Cortantes é um livro sobre mulheres. Eu esperava um thriller psicológico  mas o que encontrei foi algo ainda mais forte, mais perturbador e mais doentio, todo mundo é problemático. Nada do que acontece nesta história é bonito ou doce.  Este é o primeiro livro da autora   Gillian Flynn  que leio e posso dizer , fica nítido que a ideia principal do livro é chocar , com elementos difíceis de se aceitar  chegando as vezes a ser algo até surreal, “ tenso e pesado” talvez seja uma das palavras que possam descreve-lo , A protagonista é uma personagem totalmente controvérsia e desequilibrada , humana cheios de erros e fraquezas . E talvez este  seja o ponto que considero  positivo no livro: nada de personagens fantásticos, a construção destas personagens e desse mundo onde basicamente todos são mulheres altamente perturbadas  me deixou bem envolvida.


O desfecho da historia foi algo que realmente me incomodou, algo extremamente corrido e um tanto quanto previsível, saquei quem havia matado aquelas garotinhas logo de cara, e isso foi bem decepcionante, as dicas nem tanto sutis deixados no decorrer da narrativa, aponta para dois suspeitos, como forma de desviar o foco  do verdadeiro assassino , mais se o leitor se manter atento as pistas deixadas principalmente na características emocionais e psicológicas de cada personagens vai saber quem é o assassino. Não sei dizer se sou a única que percebeu isso mais acredito que não, esta realmente muito obvio.  .


Gillian utilizou de todos os conhecimentos, durante seu tempo como jornalista, para nos apresentar uma história com "Altos e Baixos" , mais baixos que altos devo dizer , infelizmente estes são o motivo de minha decepção o fato de que Objetos Cortantes poderia ser um livro incrível e genial e foi simplesmente bom sem grandes inovações. Mais de forma geral  é uma leitura que te incomoda e te deixa meio boquiaberto,até mesmo espantado de quão misteriosa e quantos segredo uma cidadezinha podem esconder.
 


Então é isso recomendo para quem gosta de livros com temas fortes e realistas .
Espero que tenham gostado
Beijos até a próxima!




23 comentários:

  1. Adorei sua resenha, quero muito ler esse livro, vejo muitos comentários bons sobre ele.
    Beijos!
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie. Eu gostei bastante do decorrer da história, mas o final, apesar de ser bem chocante e repugnante ficou bem corrido, como você disse. A história não foi tudo o que eu esperava e a maioria dos personagens são muito doentios...
    Gostei da ideia de um amigo escolher um livro para lermos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aline.
    Também participei dese projeto e adorei. Li um livro que adorei e se não tivesse sido pela indicação estaria lá na estante ainda. O livro que você leu, eu não li ainda, já li um livro da autora e gostei da forma como ela escreve. Que pena que não te agradou totalmente, eu espero gostar dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, tb estou participando deste projeto. A Irene do SALETA DE LEITURA quem escolheu a minha leitura e confesso que fiquei tensa... hahahahah no meu skoob tinha muita coisa que eu tinha, mas não pretendia ler.
    Ainda não li o livro que foi escolhido pra ti, mas essa autora é só elogios né??? Pena que não funcionou pra ti.
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Ainda não conhecia esse projeto, mas é muito interessante! Esse é um dos livros que estou curiosa para ler, mas ainda não tive tempo, rs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    todos que leram falam que o livro é bom! Fiquei com o pé atrás com a autora, li um conto dela e não gostei, acabei deixando passar algumas obras dela. Vou tentar ler esse livro, me parece bem interessante.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Primeiro eu quero falar que estou louca para ler esse livro. Bom vamos ao post rsrsr que interessante esse projeto, achei super bacana! eu gostei de saber sua opinião sobre esse livro e deve ser mesmo decepcionante descobri logo de cara o mistério do livro, já que a graça é tentar acertar =D tbm não gosto quando acontece comigo

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não li nenhum livro da autora, só assisti ao filme GArota Exemplar. Pela sua resenha, parece ser um livro bem forte. Não sei se eu leria. quando as histórias são tão fortes assim, geralmente evito ler. PArabéns pela sua resenha, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da autora, vi o filme Garota Exemplar e gostei muito, mas ainda não tive aquela vontade de pegar o livro para ler. Quero ler esse livro justamente por ser dela e por já ter um norte da sua linha de raciocínio ao criar suas histórias, o que me agrada. Adorei a resenha, bem completa.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, sua linda, tudo bem
    Essa autora costuma dividir leitores: alguns amam, outros não gostam. Muitos elogiaram o primeiro livro, eu fui ver o filme antes e confesso que não gostei, por isso nem fiz a leitura do livro. E pelo visto nesse segundo livro a autora fez a mesma coisa: a história vem com tudo, mas no fim, não tem a mesma intensidade e qualidade do desenvolver. Um dia eu ainda vou ler, só para tirar a teima, risos... Gostei muito da resenha!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Aline,
    Também participei desse projeto e gostei bastante, mas, infelizmente, não li o livro a tempo.
    Gostei muito da sua resenha e esse é um livro que tenho um 'pé atrás'. Quero ler primeiro Garota Exemplar, pois, assim como você já li que o final é corrido e que faltou um pouco de qualidade. Apesar disso, tenho a pretensão de ler o livro - após Garota Exemplar rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olha eu sinceramente nunca tive muito interesse em ler esse livro.
    Algumas pessoas gostam e outras não. Já vi diversas resenhas, mas até hoje não tive nem vontade de comprar pra ler.
    Eu acho que não é meu tipo de leitura. Mas mesmo assim gostei de tudo que você abordou da estória e espero que seus outros leitores gostem =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-ordem.html

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    esse projeto é super legal! E sou louca para ler os livros dessa autora desde que vi o filme de Garota exemplar!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books

    ResponderExcluir
  14. Ai, meu coração!
    Preciso adquirir esse livro, flor. Eu li Garota Exemplar e achei-o simplesmente genial. Quero muito ler Objetos Cortantes, porque parece seguir o mesmo caminho em qualidade. Eu adorei ler sua opinião e ver que a história é tensa, deixando o leitor apreensivo e surpreso com os acontecimentos. <3 Com certeza, quero sentir essas emoções também, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Da autora eu quero muuuito ler Garota Exemplar por ter curtido muito o filme mas tenho bastante curiosidade nesse e em outros livros dela, pois gosto desses temas fortes que ela aborda. Ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oieeee,
    Olha, eu ia ver o filme mas muitas pessoas dizem que é ruim e chato e quando vi Garota Exemplar quase morri de tédio. Mas este livro me parece pesado como você mesmo disse e o chato é chegar e descobrir facilmente o desfecho mesmo. Mas acho que o tema que ela traz é bem forte e isso é o que chama mesmo a atenção né. Mas eu veria o filme ao invés de ler o livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    Pelo que lia da tua resenha o livro é extremamente bom, apesar de você não ter gostado.
    Tudo que você colocou na resenha sobre as coisas serem perturbadoras e chocantes me interessa numa leitura, gosto de ler sobre o lado obscuro do homem.
    Que pena que não apreciou a leitura!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho esse projeto tão interessante :) Já tinha visto noutros blogues. É ótimo para as pessoas diminuirem a sua TBR e de uma forma engraçada.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  19. Gente!
    To louca para ler Objetos Cortantes, está na minha lista de aniversário agora em novembro, legal demais esse projeto e que bom que te possibilitou ler essa autora que ADORO! Os livros dela são sempre fortes e muito intenso, e muito, muito bons!!!! Ótima resenha! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Uau... mesmo com um final corrido e até previsível eu fiquei bem interessada em ler o livro. Não tinha parado para ler nenhuma resenha dele ainda e é interessante saber que nada é doce e que nem tudo é bonito. Gosto de livros que chocam e esse com certeza entrou na minha lista.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nada da autora, e estou muito curiosa para iniciar objetos cortantes. Só vejo elogias quanto a escrita da autora, então espero não me decepcionar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Olá... eu adoro livro com essa tensão descrita em sua resenha... tenho muita vontade de ler esse livro, mas atualmente estou priorizando os mais desejados e continuações de livro, talvez no ano que vem eu venha lê-lo... que pena que pra você a leitura foi um pouco decepcionante, é muito ruim esperar algo e a sua expectativa não ser alcançada... de qualquer forma, levei em consideração a sua opinião, mas pretendo tirar minha próprias conclusões... xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, tudo bem? Adorei poder participar desse projeto que a Ju criou e a minha leitura foi um pouco mais agradável que a sua. Eu li, ou melhor, tentei ler "Garota Exemplar" da autora, e não consegui dar prosseguimento e acabei abandonando. Até pensei em dar uma chance para esse, mas depois da sua resenha, me desanimei um pouco. Gosto dessas leituras que chocam, mas não gosto de previsibilidade, e parece que a autora correu muito com algumas situações.

    Enfim, talvez algum dia eu dê uma chance para obra, mas já vou ler sem expectativa nenhuma.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir