16 de setembro de 2015

Resenha: Livro Fragmentados

Depois de uma eternidade aqui estou eu novamente!

Hoje teremos resenha sobre um livro que há muito tempo queria  ler que é “Fragmentados”, sim meus caros leitores não é que acabei o ganhando de aniversario, acho que minhas indiretas mais do que  diretas funcionaram, mais deixemos de enrolação e vamos ao que interessa .


Ano: 2015
Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Novo Conceito

Fragmentados - Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .

Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo


Em fragmentado  somos apresentados a um cenário futurístico onde apos a  guerra de Heartland , uma serie de emendas condicionais foram elaboradas para satisfazerem ambos os lados os que eram  Pró-Vida e os que eram Pró-Escolha, e assim a Lei da vida foi elaborada .


“Em um mundo perfeito, todas as mães desejariam seus bebês e estranhos abririam seus lares para aqueles que não são amados. Em um mundo perfeito, tudo seria preto ou branco, certo ou errado, e todos saberiam a diferença. Mas este não é um mundo perfeito. O problema são as pessoas que pensam que sim.”

A Lei da Vida declara que a vida humana não pode ser tocada desde o momento da concepção até que a criança chegue à idade de treze anos.
No entanto, entre os treze e os dezoito, a mãe ou o pai pode escolher “abortar” retroativamente uma criança...
... com a condição de que a vida da criança não tenha fim “tecnicamente”. Este processo é chamado de fragmentação.

E é nesta sociedade reformulada onde a fragmentação é aceita que conhecemos a vida de três jovens , Connor, Risa e Lev.
Connor 16 anos,  é o típico garoto problema, esta sempre se metendo em brigas e suas notas nunca foram das melhores ,  cansados deste comportamento do filho os pais tomam a decisão de assinarem a ordem de fragmentação.
Risa 16 anos,  é uma tutelada do governo , como constantemente eles recebem crianças abandonadas, só se mantém inteiros aqueles que podem fornecer algo de “útil” para a sociedade. E Risa mesmo sendo muito inteligente e talentosa  não é considerada “útil” o suficiente e por esse motivo é enviada para a fragmentação.
Lev  13 anos , diferente de Connor e Risa , ele foi criado para ser fragmentado ele é o que chamam de dizimo , sua família sempre foi muito religiosa  e muito seguidoras das regras , ou seja Lev cresceu acreditando de que ser fragmentado é uma grande honra , com o proposito maior de servir a deus.

As vidas destes três jovens se cruzam inesperadamente, e a partir dai eles lutam para se manterem vivos e acima de tudo inteiros . No decorrer do livro eles acabam conhecendo outros fragmentados que assim como eles lutam para se manterem a salvos.

 Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

Fragmentados tem uma narrativa muito fluida , os capítulos são pequenos e divididos entre os personagens , assim temos acesso as suas emoções , duvidas, medos etc ,  é um livro muito bom, que trata de um assunto tão complicado  e polemico que é o Aborto de uma maneira expendida, com uma simplicidade mais ao mesmo tempo de uma forma tão brutal que o leva a devorar o livro eu mesma o li em um único dia , você se flagra pensando em qual é o valor de uma vida , do que a humanidade é capaz de fazer e até onde ela é capaz de seguir para atingir seus objetivos ,  você se flagra pensando sobre outros assuntos como a doação de órgãos , relação familiar , religião, você se flagra pensando  de que a ideia inicial da fragmentação era apenas uma piada mais que acabou se tornando algo serio e isso é meio assustador .

“Não levou muito tempo para que a ética fosse esmagada pela ganância. A fragmentação tornou-se um grande negócio, e as pessoas deixaram que acontecesse”

Admito que coloquei uma expectativa enorme neste livro e que no fim das contas o resultado deixou um pouco a desejar , mas ,  bem pouco mesmo.  

Connor não conseguiu me encantar na verdade ele me lembrou um pouco  Katniss  Everdeen,  só que uma Katiniis menos intensa ,menos interessante e menos  explosiva  , a semelhança mesmo esta na  historia de não sirvo para comandar mais que acaba se tornando o símbolo da revolução e etc. ok admito não fui com a cara do guri  achei ele bem chatinho , pela primeira vez na vida não odiei uma protagonista , muito pelo contrario Risa é uma garota inteligente, sagaz e independente e é disso que gostei nela , Risa não é uma mocinha insegura ela é forte e sua presença é fundamental para controlar o temperamento explosivo de Connor de um jeito estranho os dois formam uma bela dupla. Mais quem arrancou todos os meus suspiros mesmo  foi o Lev , fiquei impressionada de como ele cresceu e evoluiu , e de como os caminhos que ele seguiu foi essencial para as mudanças futuras, embora ele seja um dos personagens principais e não é muito presente na historia , o que é bem legal porque fica este incógnita, por onde ele andou , o que o fez mudar, o que sabemos sobre ele é que; ele esta mudado. 

Mesmo esperando mais deste livro me apaixonei por ele , o recomendo a todos .
Espero que tenham gostado , termino esta resenha com alguns quotes .
Beijos até a próxima .

“- Não sei o que acontece com nossa consciência quando somos fragmentados. Nem sei quando é que começa a consciência. Mas de uma coisa eu sei. Nós temos direito à vida!”


“Eu prefiro ser parcialmente grande a ser completamente imprestável.”


— Só porque a lei diz, não faz com que seja verdade.
— É, bom, só porque a lei diz, também não faz com que seja falso.
Só é a lei porque um monte de gente pensou nisso e decidiu que fazia sentido.


— Como é que alguém pode aprovar leis sobre coisas que
ninguém conhece?
— Fazem isso o tempo todo
— diz Hayden.
— É isso que a lei é: palpites instruídos sobre o que é certo e errado.


20 comentários:

  1. Já escutei falar desse livro, mas ele não me despertou tanto interesse, mas pretendo ler futuramente.Legal que tenha curtido a leitura, gostei da sua resenha. :)

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Nossa, já tive várias e várias dúvidas sobre ler ou não esse livro mas, a sua resenha me deixou curiosa a ponto de sanar todas elas.
    Adorei, quero muito conhecer todos esses personagens.
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Quero muito, mais muito mesmo ler esse livro.
    Todo mundo fala muito bem.Tenho medo de que aconteça a mesma coisa, vá com muita expectativa e não seja tudo isso.
    Cada resenha que leio sobre ele, mais interessante eu acho.
    bju

    ResponderExcluir
  4. Ooi,
    Já li algumas resenhas sobre ele e a cada uma eu fico mais desesperada para conhecer a história!
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  5. Olá; eu quero muito ler esse livro! Pela capa, ele não me atraía, mas depois que comecei a ler resenhas sobre ele, fiquei com muita vontade de ler Fragmentados, a história parece ótima.

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor. Estou como você se sentia: com altíssimas expectativas em relação a esse livro. Acho que vou amar seu enredo, apesar disso. Parece denso e incômodo. Fico imaginando a que tipo de barbáries podemos nos acostumar a partir do momento em que se tornam reconhecidas e aceitas socialmente.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu tô com esse livro aqui e ele será uma de minhas próximas leituras. Ainda bem que vc curtiu a leitura, embora ele tenha deixado um pouco a desejar. Eu tô com altas expectativas com ele, muita gente tá falando bem... tô com medo de frustrar, espero que não hahahaha
    Ah, tbm solto indiretas quando quero muito algum título, geralmente funciona hahaha
    bjs :D

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca por esse livro.
    Não vejo a hora de lê-lo kkkk
    Achei a premissa mega mega hiper top.
    Uma pena que o livro não foi tão maravilhoso como vc esperava, geralmente criamos grandes expectativas e isso é ruim kkkk
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pois é as vezes criamos uma expectativa muito grande e isso as vezes não é legal , o livro esta longe de ser ruim muito pelo contrario o problema é que esperava algo maravilhoso e ele foi apenas bom , não me arrependi em nenhum momento em lê-lo
      Bjos

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que sorte você ter ganhado esse livro de aniversário, porque ele parece ser realmente muito bom, eu estou de olho nele desde quando vi o book trailer, parece ser uma história incrível *o* E agora lendo sua resenha deu para perceber que é uma história que me agradaria, mas irei tentar não criar expectativas, pois posso acabar tendo o mesmo resultado que você ou ainda pior, né? Enfim, gostei muito da resenha e espero ler em breve o livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Amo distopias e quero muito ler Fragmentados, ainda mais porque parece ser algo que foge um pouco dos clichês distópicos.
    Adorei sua resenha, só me deixou mais animado ainda para a leitura!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gustavo sim ele foge muito da mesmice em comparação a outras distopias , eu particularmente nunca havia lido algo parecido, e gostei desta inovação sabe , espero que possa ler este livro em breve
      Bjos

      Excluir
  11. Oi Aline!
    Adoro Distopias e estou com Fragmentados aqui para ler, como vc disse na resenha minhas expectativas com ele estão super altas e estou até com medo de decepcionar um pouco como vc. Mas mesmo que não seja assim tão maravilhoso como imagino, estou com muita vontade de ler.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, apesar de não ter superado suas expectativas eu daria uma chance a leitura, pois gostei muito dos elementos do enredo e a premissa é muito boa. Espero ter a oportunidade de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Tanta resenha desse livro que se eu não ler ele logo vou entrar em crise, sério,

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu quero muito ler este livro, e só tenho lido resenhas positivas e a sua me deixou mais curioso ainda! Eu tenho ele e pretendo lê-lo logo!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Li uma resenha negativa sobre esse livro, e por incrível que pareça ela despertou o meu interesse. Aí vem você e me convence ainda mais! Hahaha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera que deu bug , você ficou animada pois leu uma resenha negativa ? rsrs
      Para ser bem sincera as vezes acontece isso comigo também , espero que possa lê-lo em breve
      Bjos

      Excluir
  16. Oii!

    Cara, to louca para ler esse livro desde que lançou! Vou começar a dar umas indiretas bem diretas para a minha mãe hahaha ^^
    Amei a sua resenha! Eu acho a capa desse livro muita linda e a promissa é maravilhosa :) Quero ler logo!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amanda dê sim porque funciona mesmo , este livro é ótimo mais deixa um tanto a desejar então cuidado com tanta expectativas
      Bjos

      Excluir