30 de outubro de 2015

Dicas de livros : Especial Halloween

E entrando no clima do Halloween,  preparei para vocês um post bem bacana.. Hoje falaremos sobre como  surgiu o Halloween ?  Algumas curiosidades !  E para finalizar ainda darei a dica de 5  livros que são de arrepiar...


Halloween ou dia das bruxas como conhecemos é uma contração do termo “All Hallow’s Eve”, que significa “véspera de todos os santos”, Existem diversas explicações para sua origem e uma delas talvez a mais conhecida por todos é  que o Halloween  havia sido criado  para afugentar fantasmas ? Parece doideira né mais vou explicar acredita-se que Samhain ( significa novembro, em irlandês, representa o fim do verão e do período de colheita no calendário celta.) era a ligação entre os vivos e os mortos, quando os espíritos dos vivos poderiam se misturar com os espíritos dos mortos.É que no século 5 a.C., os povos celtas acreditavam que o espírito das pessoas que haviam morrido durante o ano voltavam na noite de 31 de outubro, que marcava a passagem para o Ano-Novo, a fim de "possuir" os vivos e ficar pela Terra durante o ano que se iniciava.Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos.
Então como é que esta tradição foi para nos estados unidos ? Na segunda metade do século XIX, houve uma grande migração irlandesa estimulada pelas péssimas condições na Irlanda, como a Grande Fome de 1840, e a opressão britânica, então milhões de irlandeses fizeram o seu caminho para os Estados Unidos levando consigo algumas de suas tradições.Hoje, o Dia das Bruxas é feriado nos EUA, e o comércio costuma registrar um enorme volume de vendas, principalmente de guloseimas, fantasias e acessórios
.


Dia das Bruxas: A relação entre essa data e as bruxas, ocorreu na Idade Média quando havia a perseguição a homens e mulheres que eram considerados curandeiros. Os que fossem suspeitos dessa prática eram chamados de bruxos no sentido negativo. Como punição eram levados a julgamento e consequentemente a fogueira. Quando essa cultura foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, povo de cultura celta ficou então conhecida como “Dia das Bruxas”.
Pelo menos aqui no Brasil, o Halloween se popularizou como o dia delas. É que no dia 31 de outubro, assim como no 30 de abril, elas costumavam se reunir para uma festa comandada por ninguém menos do que o Diabo.Reza a lenda que as bruxas chegavam voando em suas vassouras e disparavam feitiços contra quem quer que fosse, causando muita confusão. 



A lenda do  Jack O’Lantern :Acho que todos já ouviram falar  do porque da abobora no Halloween né cada um conta de uma forma , mais a acescência continua a mesma a lenda do  Jack O’Lantern . 
Contam que Jack recebeu certa noite a visita do Diabo, que anunciou ter ido buscar sua alma, mas aceita lhe conceder um pedido final. Jack pede então uma bebida , mas, já sem dinheiro, consegue convencer o Diabo a usar seus poderes para se transformar em uma moeda para pagar a bebida. Assim que vê a moeda, Jack a coloca na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Preso, o Diabo implora para sair e Jack impõe uma condição: quer continuar vivo por mais um ano. O acordo é fechado e, um ano depois, quando o Diabo reaparece, Jack já tem um novo golpe. Ele convida o algoz a comer uma maçã antes de partirem e, quando o Diabo sobe em uma macieira, Jack desenha uma cruz no tronco da árvore e só borra o desenho quando o demônio aceita não procurá-lo mais.Passou um tempo e Jack morreu. Como esperado, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O diabo, por sua vez, tinha que manter sua palavra de não pedir a alma de Jack e não permitir que ele fosse para o inferno. Foi então que o diabo enviou Jack para a noite escura com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou a brasa em um nabo esculpido e tem vagueado pela terra desde então. Os irlandeses o apelidaram de  “Jack O’ Lantern”.
Quando os irlandeses migraram para os Estados Unidos, eles perceberam que as abóboras, fruta nativa da América, era muito mais abundante do que nabo e foi assim que a cultura das abóboras enfeitadas foram disseminadas pelo mundo.



Gostosuras ou travessuras : O costume do "Trick or Treat"("doce ou travessura" ou "gostosuras ou travessuras" em português)  tem várias origens, a maioria delas irlandesa. Uma delas vem de um velho hábito dos camponeses irlandeses que passavam de porta em porta pedindo dinheiro, ou alimentos,  em preparação para o festival de St. Kolumbus Kill.
Ainda outro costume era pedir bolos para as almas, ou fazer oferendas para alguém - especialmente em troca de promessas de prosperidade ou proteção contra má sorte. É com este costume que o conceito das fadas veio a ser incorporado, pois as pessoas costumavam ir de porta em porta para pedir gostosuras. Não dar os doces significava que algumas brincadeiras seriam feitas com o dono da casa.Acreditava-se que as fadas estavam à solta essa noite, e era comum deixar uma oferenda de comida ou leite para elas nos degraus da casa, então o dono seria abençoado para o próximo ano. Muitas famílias também costumavam deixar uma refeição para o espírito dos mortos.

O "Trick or Treat" moderno, com crianças indo de casa em casa pedindo doces começou não faz muito tempo nos EUA, misturando influências antigas e modernas.Há também algumas evidências de atividades do tipo "travessuras ou gostosuras" na tradição Celta original. Os historiadores dizem que os Celtas vestiam fantasias demoníacas e desfilavam pela cidade a fim de mandar embora os espíritos vagantes. Como  citei antes .

Hoje, esse dia nada mais é do que uma grande diversão, onde crianças e adultos se fantasiam de vampiros, múmias e fantasmas e saem às ruas festejando. 





Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.



Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.



Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.


Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



"Um clássico do terror com mais de 13 milhões de cópias vendidas“. Impossível parar de ler. Poe e Mary Shelley reconheceriam [William Peter Blatty] como mais um integrante do limbo ambíguo entre o natural e o sobrenatural... De arrepiar.” – LifeUma obra que mudou a cultura pop para sempre, O exorcista é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna para o combate entre a fé e o profano em forma de um dos romances mais macabros já escritos."







19 comentários:

  1. Olá!

    Sobre os livros: não leria nenhum, sou muito medrosa! hahahaha Quanto ao Halloween, bem legal sua pesquisa, mas, sinceramente, não vejo nada demais nesse dia - se pelo menos fosse feriado...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiiie!
    Nossa! Adorei saber mais dessas curiosidades sobre o Halloween! Gosto muito de conhecer as histórias por trás das datas comemorativas... Queria morar nos EUA para participar dessa festa!
    Não li nenhum dos livros que você indicou, apesar de saber que são muito bons, porque não curto tanto esse gênero de leitura... mas dei Caixa de Pássaros de aniversário para o meu melhor amigo.. ele ama livros desse tipo!
    Parabéns pelo post!
    Beijos,
    Alê
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Muito bom seu post, parabéns! Amei saber os fatos históricos por trás do dia das bruxas, é incrível como a cultura Celta é dica! Gostei da sugestão de livros, não sei se leria, porque eu sou medrosa rsrs beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Desses livros com certeza leria o exorcista, para saber se daria tanto medo quanto o filme, e sobre a historia do Halloween, achei bem legal os fatos de como surgiu :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline.
    Adorei a aula de conhecimentos hehe. Eu não tinha nem ideia da parte da abobora hehe. Dos livros eu já li O Iluminado, Carrie e Caixa de pássaros. Desse último eu não gostei. O Exorcista eu não tenho coragem de ler não hehe. Já o livro do Joe Hill, eu quero ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Ooi,
    Recentemente recomendei a Caixa de Pássaros pra uma amiga que queria morrer de medo durante um livro kkk espero que ela goste! Não li nenhum dos citados porque sou realmente medrosa.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  7. O único dessa lista que eu leria seria Caixa de Pássaros, que pelo o que li é mais suspense do que terror. O resto nem se me pagassem hahahaha. Sou medrosa demais!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu nunca li nenhum desses livros mas fiquei super curiosa com todos, já anotei aqui as dicas e fiquei querendo muito ler eles!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que maravilha, hein! Além das dicas literárias, uma aula sobre Halloween. Adorei, sobretudo a lenda, que não conhecia. Parabéns pela resenha!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nenhum dos livros indicados, mas já assisti alguns filmes. Eu ainda não conhecia sobre a lenda do Jack O'lantern, achei bem interessante. Adorei o post, parabéns!
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Fiquei babando nos banners que vc ilustrou as dicas e adorei suas indicações. tenho muito interesse me ler O EXORCISTA porque o filme foi o unico de terror que de fato me deixou com medo durante semanas. Imagino que o livro seja ainda mais intenso.
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa!!!
    que pesquisa!!!
    Na faculdade a muito tempo atrás, estudei o assunto, me deu saudades!!!!
    Adorei as dicas de livros, não li nenhum deles, pois meio que fojo do tema, mas ainda vou criar coragem e ler...

    Abraços,
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  13. Olha eu não sou chegada nessas coisas de filme ou livro de terror.
    Nem sou muito ligada nessa coisa de Hallowen, mas mesmo assim
    tem gente que gosta. Mas eu acho isso algo negativo pra gente sabe?
    Seilá, acho que hoje em dia os filmes por exemplo estão sendo tão exagerados
    que tá mexendo com a cabeça das pessoas e isso gera violência de uma certa forma na cabeça de algumas pessoas.

    Eu não curto. De verdade prefiro evitar assistir e até mesmo ler livros assim
    Acho que não faz bem pra gente. Mas mesmo assim pra quem gosta né? Fazer oq =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-jardim-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Gostei muito do post, já conhecia grande parte das tradições e acho tudo bem interessante. Dos livros só não li O Exorcista, por falta de oportunidade mesmo, mas quero muito ler.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, parabéns pelo post, já conhecia bastante coisa sobre essa data devido a um post que fiz um tempo atrás. Dos livros citados quero ler Caixa de Pássaros e Amaldiçoado.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline,
    Gostei das curiosidades. Como era de imaginar SK não pode ficar de fora quando falamos em terror.
    Gostei de você ter citado Caixa de Pássaros, já tentei ler mas não consegui muito. Espero ler e gostar.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei as curiosidades.
    Caixa de Pássaros é um livro aterrorizante, justamente porque não sabemos o que está para acontecer.
    Amei as outras dicas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Ola lindona adorei todas as curiosidades, pena que aqui não seja tão comemorado como lá fora, estou doido para ler Caixa de Pássaros, do Mestre King ainda não li nada, mas quero muito ler. ótimas dicas e informações. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Adorei o post,ficou lindo
    Não curto muito terror,mas confesso que tenho muita vontade de ler Caixa de pássaros e espero ler em breve.

    Bjss

    ResponderExcluir