8 de dezembro de 2015

Resenha: O presente



Ano: 2013
Páginas: 317
Idioma: português
Editora: Novo Conceito 

Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar.
Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha.
Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos...
Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego.
Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber...
Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações.
Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.



Confesso que esta sendo bem complicado resenhar este livro sem da spoiler , sinto que com cada palavrinha minha algo de importante esta sendo revelado e me contenho com medo de estragar a leitura de vocês . Esta é minha terceira experiência com os livros da Cecelia Ahern o primeiro livro dela que li foi P.S eu te amo , e o segundo foi simplesmente acontece , mais nenhum deles conseguiu despertar tais sentimentos que “O presente” despertou em mim , é difícil traduzir em palavras o quanto gostei deste livro , só posso dizer que ele me proporcionou uma experiência incrível .

A historia se inicia quando um garoto de apenas 14 anos , arremessa  um peru de quase sete quilos em direção a janela de uma casa, na manhã de Natal, descobrimos que quem mora naquela casa é seu pai, com sua nova família. O "Garoto do Peru" é detido e o policial Raphie, responsável por tomar conta dele até que sua mãe apareça para buscá-lo na delegacia, ao conhecer os motivos que o levaram a fazer o que fez, decide que ele precisa ouvir uma história.

A  história de Lou...

Lou esta sempre muito  atarefado, sempre com dois lugares a ir , coisas a fazer , dedicado ao estremo no trabalho , o funcionário perfeito sempre o primeiro a chegar e o ultimo a sair , obcecado em ocupar o cargo mais alto na empresa ao qual trabalha , colocando sua família sempre em segundo plano , mesmo tendo uma esposa linda e dedicada, uma filha encantadora  de 5 anos e um bebê de alguns meses;  além de pai, mãe e irmãos que o amam e sonham com um momento de sua atenção, não dá valor a nada disso, para ele tudo que importa é conseguir ocupar o novo cargo.
Até que em um dia frio de inverno ele resolve pagar um café para um mendigo, sem entender o que levou a fazer tal coisa.  Descobre que o tal mendigo se chama Gabe um homem muito observador, o que lhe poderia ser muito útil como fonte de informações, lhe consegue um emprego no setor de correspondências do prédio em que trabalha, mas coisas estranhas acontecem quando Gabe está por perto , ele parece estar sempre em mais de um lugar e saber de coisas sobre a vida de Lou que não deveria saber. E Lou sentindo-se ameaçado não consegue definir se Gabe é um amigo ou um inimigo, e começa a se arrepender do que fez.

É incrível o jeito como a autora me envolveu na história sem que eu percebesse. Senti toda a ansiedade que o "Garoto do Peru" sentiu enquanto a história de Lou era contada. E ela mexeu comigo tanto quanto mexeu com ele. O Presente é um livro que se passa na época do Natal e que é perfeito para ser lido nessa época, na verdade foi justamente por isso que resolvi lê-lo, mais nunca imaginei que iria me apaixonar tanto por este livro ,  serio a historia é muito boa e te prende do inicio ao fim . Posso dizer que quando terminei de ler , fui tomada por um choque misturado com enormes reflexões,  me  emocionei, sim, e cheguei a chorar em determinado momento... Cecelia criou um belo enredo, com personagens muito bem construídos, que cativam o leitor , e soube escrever um final que fugiu totalmente do previsível. Fui surpreendida totalmente com o rumo que a estória tomou,  a mensagem passada pelo livro é muito linda, pois diz que a única coisa que não pode ser recuperada, é o tempo. Não se trata de um drama, e sim de um livro que faz pensar sobre nosso modo de levar a vida, sobre nossas escolhas e suas consequências.

"Esta história é sobre pessoas, segredos e tempo. Sobre pessoas que, assim como os embrulhos, guardam segredos, escondem-se sobre várias camadas, até encontrarem as pessoas que poderão desembrulhá-las e ver o que há dentro. Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é. Às vezes é preciso remexer as coisas para chegar ao âmago.

Espero que tenham gostado, recomendo este livro a todos 
Beijos
Até a próxima  

24 comentários:

  1. Olá, Aline. O Presente é uma de minhas leituras atuais e estou gostando bastante da temática do livro.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro ótimo eu particularmente amei , quando terminar posta sua resenha para eu conferir
      Beijos

      Excluir
  2. Esse livro me fez refletir muito quando o li. Acho que a lição de moral dele é uma coisa que devemos levar para vida.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu ainda não tive oportunidade de ler, mas é um dos que mais espero desde seu lançamento. Adorei a resenha <3
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Tenho P.S. Eu Te Amo da autora para ler, mas não O Presente.
    A história parece ser bonita, mas acho que eu odiaria o Lou. Gente, ele parece ser muito chato e durão! Mas, parece que ele muda ao longo da história, ainda bem, hue.
    Beijo.

    Tá rolando sorteio lá no blog, vem participar: Choque Literário

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro em 2013, acho uma história chata, mas concordo com vc sobre a dificuldade de resenhar sem dizer muito.

    ResponderExcluir
  6. eu nunca tive interesse em fazer essa leitura, e olha que tive chance, mas não quis solicitar... não curti a proposta dele, nem a capa... apesar de ouvir falar bem da autora, nunca li nada dela... nem sei se leria...

    achei que vc daria mais estrelas, já que gostou tanto do livro xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi maria curto muito os livros da Cecelia ,mais é só uma questão de gosto mesmo, me encantei por este livro achei ele muito especial.
      Bom não dei estrela alguma ,até porque não consumo avaliar minhas resenhas, acredito que todo livro até mesmo aqueles que não curti tanto tem algo de bom a nos passar, vc deve ter compreendido errado , mais de fato apreciei muito a leitura ,se eu o avaliasse daria 5 estrelas a ele...
      Beijos

      Excluir
  7. Da Cecelia eu li P.S. eu te amo e A lista. O meu problema com a autora é que há um padrão de escrita. Os dois livros citados seguem um formula bem visível para o leitor. Bom, O presente parece que se distancia um pouco dessa formula, mas ainda vejo que os personagens que tem algo a ensinar ao leitor, uma mensagem. Se bem que histórias de Natal tem muito disso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já quero ler esse livro, Natal e Cece é uma combinação perfeita! Adorei sua resenha e estou super curioso!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse é um livro que não tenho nenhuma vontade de ler, pois definitivamente não faz muito meu estilo.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro finais imprevisíveis, mas que não deixam de ser coerentes! Li um livro da autora e não gostei, mas tenho A Lista na fila e tenho boas expectativas! Depois da sua resenha de O Presente, anotei na lista também!! Espero curtir!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Não sei se leria esse livro, mas quero muito dar uma chance pois gostei da escrita da Cecelia, após ler A lista. Então tenho curiosidade com os outros livros.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá :D
    Eu ainda não li nada da autora, mas pretendo em breve. Pela capa desse livro eu nunca adivinharia nada sobre o enredo. Mas a história parece ser bem legal e fiquei curiosa pra saber quem é o Gabe o.O
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline, ainda não tive a chance de ler nenhum livro da autora, mas pela sua resenha fiquei bem interessada neste, ele parece ter uma historia que meche com o leitor *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Qdo eu tinha meu blog, uma das minhas colunistas leu e gostei muito, eu não li nada da autora, tenho curiosidade mais a preguiça fala mais alto rsrsrsrs
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem ?
    Acredita que nunca li nenhum livro da autora? Pois é. Tenho curiosidade mas nunca surgiu aquela vontade louca de ler. Espero que algum dia essa vontade venha.

    Beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. eu já li uma ou outra coisa da autora, mas nem todas as histórias dela me chamam a atenção. essa é uma delas e por isso deixo passar a dica no momento. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Oie tudo bem? A capa deixou bastante a desejar, mas o conteúdo parece ser interessante, vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Aline! Tudo bem?
    EU JÁ LI ESSE LIVRO E EU AMEI, gostei bastante do enredo e principalmente da mensagem que ela quis demonstrar para o leitor, acho que sou um dos poucos que adoram essa capa e a minha obra é daquele kitzinho da caixa, sabe? É um ótimo livro para ler nessa época do natal (pena que eu nem li, mas mesmo assim foi muito bom!). Essa citação que tu colocou na resenha foi uma das que mais gostei do livro por inteiro HUAHAUAHUAHUA.
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Cecelia, mas pretendo mudar isso logo. Adorei a tua resenha, ela conseguiu passar toda a tua empolgação pela história, fiquei bem curiosa e esse será o primeiro livro dela que irei ler.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca ouvi falar do livro, mas a premissa dele é bem boa... Quero começar a ler Cecilia ahern... Gostei muito da resenha!!

    ResponderExcluir
  21. Oláá! Só tinha visto a capa desse livro uma vez e não imaginava essa história que me pareceu ser emocionante e no final da sinopse tive um pequeno sobressalto e acho que Gabe deve ser haha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler um livro da Cecelia, mas não começaria por esse mesmo tendo-o achado muito bom.

    ResponderExcluir