10 de fevereiro de 2016

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor

Ola colecionadores e ai tudo certo? Preparei para hoje a resenha de um livro ao qual a muito tempo venho querendo ler, li muitas criticas negativas em relação a ele e fiquei curiosa para tirar minhas próprias conclusões 

Sinopse:  Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Em dez coisas que aprendi sobre o amor temos como protagonistas Alice e Daniel. Alice é uma mulher de 30 anos sem emprego e que esta constantemente viajando. Daniel é um morador de rua que dedicou à vida toda a procura de uma mulher. Aparentemente eles não têm nada em comum mais a vida de ambos esta ligada de alguma forma.


Alice sempre se sentiu uma estranha em sua própria família, sempre se sentiu culpada pela morte da mãe e sempre acreditou que o pai e as irmãs a culpavam por isto, e a maneira que lidava com a situação era viajar, em suas  viagens encontrava uma rota de  fuga para fugir de seus próprios problemas . Até que enquanto estava  em mais uma de suas viagens  ,recebeu a noticia de que o pai estava muito doente e que lhe restava bem pouco tempo de vida , sabendo de que esta provavelmente seria a única oportunidade de vê-lo Alice resolve voltar para casa mas são tantas dúvidas e ressentimentos que isso tona a volta dela muito difícil, todo esse sofrimento a faz se sentir completamente estranha em sua casa, uma intrusa, em meio a esse caos interior ela precisa aprender a lidar com o pior e tentar pelo menos por um tempo se aproximar de sua única família.

Daniel é um homem que perdeu tudo na vida, o pai, a mãe, a mulher que amava e a filha que nunca chegou a conhecer e que não sabe quem ele é, mas o seu amor por ela e a esperança em reencontra-la um dia é o que o impulsiona a continuar vivendo, ele procura por ela do jeito que pode e vai vivendo em função disso, é um homem extremamente sensível, que vê o mundo com os olhos de um artista, sob uma perspectiva diferente, ele enxerga cores em sua essência e não desiste nunca do sentimento pela filha que tanto quer encontrar.

O livro é narrado em primeira pessoa e os capítulos se alternam entre Alice e Daniel. Cada capítulo se inicia com uma lista de dez coisas que eles gostam ou não, coisas que conhecem ou querem fazer, motivos que os levam ou não a fazer alguma coisa e afins, confesso que gostei mais dos capítulos narrados pela Alice a leitura fluía melhor, mais os momentos narrados por Daniel eram arrastados e entediantes, você tem a sensação de estar o tempo todo lendo a mesma coisa.

A principio imaginamos que este é um livro que fala sobre um romance fofinho mais não é, o livro fala especificamente sobre perda, drama familiar e de resgate afetivo, demorei um pouco a me envolver com a história e achei um tanto arrastada até lá pela metade, não senti afinidade com Alice achei ela uma personagem um tanto egoísta , já Daniel senti uma grande afinidade por ele . A história transborda sentimentalismo e é possível se emocionar com as angústias e outros sentimentos dos personagens, principalmente aqueles ligados à esperança.

O final foi uma surpresa para mim, não foi àquela coisa obvia em que estamos acostumados, foi algo bem diferente e um tanto imprevisível que pode não agradar o leitor, no geral foi uma leitura mediana não morri de amores pela trama mais também não odiei , creio que não é o tipo de livro que vá agradar a todos, como já citei a narrativa em alguns momentos é extremamente arrastada e isso faz com que a leitura não flua como deveria.

Recomendo este livro para aqueles que gostam de dramas e de historias emocionantes que nos fazem refletir.


Espero que tenham gostado
Beijos até a próxima 

25 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro parece ser ótimo para reflexão, alguns livros parece que entram na nossa vida apenas para isso, rsr, o livro pode não ter uma história extremamente envolvente, mas nos faz pensar.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Esse livro já está na minha lista de aquisição de 2016 porque a sinopse já me conquistou e quando li resenhas que falavam que a história traz muito drama familiar e lições eu fiquei logo com vontade de ler.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-enigma-das-estrelas.html

    ResponderExcluir
  3. Que pena que ele não te agradou tanto, eu curti muito o lance das listas no começo dos capítulos, adoro listas rsrs. E livros com dramas familiares sempre me emocionam, gosto de histórias assim, de pernas, reencontros. Vou coloca-lo na minha lista, obrigada pela dica.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você sobre o final. Eu imaginava uma coisa diferente mas não foi desagradável, pelo contrário, acho que ambos seguiram suas vidas mas de todas as formas acho que continuam juntos. Achei linda a história e é algo que cada um decidiu para si. Pelo menos a personagem criou um lugar! :)

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que confessar que as vezes eu gosto de um livro dramático, e eu adorei a premissa desse livro e ideia das listas. É uma pena que a leitura seja arrastada, mas de toda forma eu estou com muita vontade de poder conhecer um pouco mais da historia.

    ResponderExcluir
  6. Faz um tempo que quero ler esse livro. Mas ainda não tive a oportunidade.
    Eu amo livros que fala de perdas, e drama familiar, vidas conturbadas e tal. E meu interesse maior nesse livro é o Daniel, eu quero muito saber mais sobre ele, e o que me deixou triste, foi saber que a parte narrada por ele é cansativa e parece que vc está lendo a mesma coisa... Estou lendo um livro assim nesse exato momento - ENTEDIANTE -
    Enfim, eu realmente acho que é um livro que vai mexer comigo, a premissa é maravilhosa.
    Eu amei sua resenha

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/parceria-galera-record.html

    ResponderExcluir
  7. "As dez coisas que aprendi sobre o amor" que nome clichê para um livro que não parece ser tão clichê. Gostei de saber que é um drama mais familiar do que um romântico. Eu com toda a certeza do mundo nunca perderia a oportunidade de ver meu pai pela última vez, isso se a gente ao menos tem essa "sorte" se poder se despedir. Quanto a questão da filha perdida, não consigo me relacionar muito, afinal não tenho uma filha perdida, aliás, não tenho nem filha pra perder, e acho que não dá nem pra imaginar o desespero que isso é.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! eu estou curiosa com esse livro já faz um bom tempo mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e me surpreendi com a história. Eu achava mesmo que era um romance bonitinho e intenso, mas lendo a resenha vi que não é bem assim. Não esperava que eu fosse ter que me preparar para ler o livro, já sei que vou chorar no final. Pelo que você falou, eu não faço a menor ideia do que esperar do final do livro e do desenvolvimento da história, mas sei que vou gostar (espero)

    ResponderExcluir
  9. Drama familiar se bem escrito, sempre chama atenção não é mesmo?
    Mas, como falou que a história é um pouco arrastada, vou deixar de lado por enquanto, tenho tantos livros pra ler... rsrs

    Parabéns pela resenha.

    Beijo
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aline
    Também achei a leitura desse livro foi um pouco arrastada, mas o bom é que ao mesmo tempo estava cheia de sentimentalismo. O final realmente não foi o que muitos esperavam e eu confesso que fiquei agoniada, pois queria que Daniel tivesse coragem para revelar (você sabe o que). Mas não foi uma leitura de toda ruim. Gostei de ver o que achou também, sua opinião foi bem parecida com a minha sobre este livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    A capa do livro é linda, o nome também me interessou! Ao ler sua resenha, tive certeza de que vai entrar para minha lista de leitura!
    Adoro romances fortes, com drama, resgates e sentimentos profundos, como você fala sobre esse livro.
    Adorei a dica!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    O livro parece ser bem interessante e tocante, já que os personagens tem uma vida cheia de dor, ressentimentos e perdas. Fico imaginando o que levou Daniel até a perder a esposa e a filha, provável que ele pisou um pouco na bola né?
    Gostei de mostrar isso da Alice e do ressentimento com a familia, pois muitas pessoas acabam não dando o devido valor a familia e se afastam, sendo que a familia é a coisa mais importante em nossas vidas. E mesmo com todas as coisas ruins que podem acontecer e brigas, não importa... No fim do dia a gente só pode contar mesmo com eles. Então acho legal mostrar que uma hora Alice tem que parar de fugir.
    Não sei se leria o livro, mas acho que é uma leitura que me agradaria.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu vi várias resenhas sobre esse livro no ano passado e confesso ter ficado bem curiosa para ler. É horrível quando os protagonistas não nos cativam tanto, não é mesmo? Uma pena que a Alice seja assim, egoísta, mas como não li o livro, não posso julgá-la. Esse livro está na minha meta deste ano, espero poder ler em breve. Grande resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Menina, terminei de ler este livro hoje e precisava conversar com alguém sobre aquele final... obrigada por sua resenha e por poder conhecer o seu ponto de vista. Ainda estou com a voz de Alice e Daniel na cabeça e particularmente, adorei o livro, apesar de ter achado o inicio bem confuso!!!
    Amei sua resenha
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Aline,

    Estou com esse livro aqui para ler e já li o inicio dele quando a editora mando uma degustação. Eu já criei várias teorias para o final da trama. Mas se você disse que não é tão previsível acho que o que penso já está fora. rsrsrs
    Gostei do fato de o livro no incio ter me parecido que seria uma romance, mas já sei que algo muito mais profundo me aguarda.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá! Parabéns pela resenha, está linda! Fiquei muito interessada em ler, gosto de dramas e histórias que nos façam refletir um pouco. Só de ler a sua resenha, de cara, simpatizei com Daniel. Acho que pela história apresentada e o tom sentimental que você usou, me fez ter essa sensação. Vou colocar na minha lista, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  17. Tô com esse livro aqui na estante, mas ainda não tive coragem de ler.
    Até gosto de dramas, mas enredos que envolvem a perda não são meus queridinhos e não costumo priorizar leituras sobre o assunto. E depois de algumas ressalvas na resenha não pretendo ler no momento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Olá Aline,
    Eu li aqueles primeiros capítulos que a Editora mandou para todos os não selecionados na parceria e nunca recebi o livro para concluir a leitura, então, fiquei bem chateada e acabei de desanimando.
    Eu gostei de saber que o final não é previsível e que te surpreendeu.
    Pelo que eu li, acho que vou gostar da leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?

    Após essa resenh, deduzi que esse livro é um tanto delicado. Porém, parece ser um daqueles que eu não vou gostar muito de ler.

    Entretanto, sua resenha ficou ótima e fiquei bem curiosa sobre o livro. Pena que a narrativa com a perspectiva do Daniel tenha ficado ruim, pois eu adoro as narrativas são masculinas por dar uma visão diferente da história.

    No mais, obrigada pela dica mesmo assim.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Uma booktuber que assisto disse que não gostou do final, e por isso desisti de ler esse livro. Eu gostei muito da capa dele e a sinopse me agradou, mas esse comentário fez eu perde o interesse. Agora, lendo sua resenha a vontade ressurgiu, pois sou fã de finais inesperados, principalmente aqueles que determinamos como certo e vem o (a) autor (a) e muda tudo.
    Dica anotada!!

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto muito de livros que possuem essa pegada mais sentimental. Fiquei em dúvida somente por causa dessas passagens mais arrastadas, pois uma leitura assim se torna muito cansativa. Mas estou muito quedada a dar uma chance ao livro, pois me pareceu que a obra traz uma reflexão bem profunda sobre alguns dilemas da vida. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu li esse livro recentemente e confesso que eu esperava muito mais dele, sabe? me decepcionei um pouco com a trama que não me cativou, mas ainda acho que é uma boa para quem curte o gênero.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Já tenho esse livro desde o lançamento na minha estante, mas ainda não li, só os dois primeiros capítulos que já descrevem perfeitamente o que você disse: drama, angustia, listas, leitura arrastada e um toque de amor. Apesar da sua resenha, tenho muita vontade de lê-lo de uma vez, mas sei lá, essa leitura lenta desse livro me assusta bastante kkk
    Enfim, gostei da resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá Aline!
    Eu gostei da premissa da história... teve um seriado da globo chamado doce de mãe que contou uma história parecida com a dos dois, o rapaz era um artista e um morador de rua tb, enquanto a mulher era bem egoista e metida, mas eles mudaram muito um com o outro. A diferença pode ter sido o casamento no final, o qual nesse seriado aconteceu e no livro, já que ele é tão imprevisível, não deve ter acontecido.
    Mesmo, eu achei bem interessante, gosto de dramas e me sinto muito bem lendo-os, mesmo se forem arrastados demais, pra mim é uma coisa que já espero assim que decido começar a ler uma história dessas
    bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Amiga sinceramente, me dá SPOILER. Eles eram pai e filho biológicos?
    Pq eles dois narram? Pq ela se sente culpada pela morte da mãe?
    Kkkkkkkkkkkkkkkm

    ResponderExcluir